
A quinta edição do programa de pré-aceleração e incubação de startups, o Hub Paraíba, teve início no mês de abril, marcando o começo de um novo ciclo voltado ao fortalecimento do empreendedorismo e do ecossistema de inovação do estado. A partir de agora, os 20 projetos selecionados, entre propostas de diversas regiões do estado, passam a receber mentorias especializadas, capacitações, estrutura técnica e suporte profissional para transformar as ideias em negócios de alto impacto.
No último dia 30 de abril, foi realizado, em Campina Grande, o evento de apresentação das startups selecionadas, reunindo seus respectivos representantes, gestores do Sistema Indústria da Paraíba, como a diretora regional do SENAI, Daniela Almeida, a superintendente do SESI, Silvia Pereira, e o superintendente do IEL, Lucas Lyra, além do gerente do Sebrae Paraíba, João Alberto. O encontro marcou o início das atividades da quinta edição do programa.
A empreendedora Julianna Dutra, uma das selecionadas para esta edição com o projeto Contecta Business, ressaltou a relevância da iniciativa ao apoiar novas soluções e fomentar o empreendedorismo inovador. “Neste primeiro encontro do Hub PB, celebramos o início de uma jornada repleta de expectativas. Nosso objetivo é aprimorar e impulsionar as ideias que surgem nesse ambiente criativo. O Hub é um movimento que floresce, que atrai novos atores para fortalecer esse ecossistema que valoriza, transforma e faz a nossa cidade se destacar cada vez mais”, afirmou.

O Hub PB, que é fruto de uma iniciativa do SENAI e do IEL Paraíba, em conjunto com o Sebrae, contempla estudantes, pesquisadores, empresários e outros empreendedores com propostas voltadas à solução de problemas reais e à transformação da sociedade por meio da tecnologia e da criatividade. Durante o primeiro encontro, os participantes puderam acompanhar a apresentação do cronograma de atividades dos próximos meses, durante a pré-aceleração de suas ideias.
Thiago Gonçalo, CEO da Neural7 Tech, projeto que busca unir educação e tecnologia da informação, também foi um dos selecionados para o ciclo da quinta edição, e destacou o impacto positivo da iniciativa na trajetória de novos empreendedores. “Está sendo uma experiência incrível conhecer esse programa, suas histórias, colegas, pesquisas e projetos inspiradores. Estou começando do zero como empreendedor e já percebo uma energia incrível, com acesso a conhecimento, mentorias, estrutura e um networking essencial. Nossa expectativa é justamente essa: aprender, colocar essas ideias em prática, transformá-las em projetos reais quem podem impactar vidas”, disse.
Com esse novo ciclo, o Hub PB reforça seu compromisso com o desenvolvimento de soluções criativas, a valorização do empreendedorismo local e o fortalecimento da cultura de inovação na Paraíba. Desde sua criação, em 2021, já impulsionou mais de 80 startups, gerando impacto positivo na economia local e promovendo oportunidades para novos empreendedores.
Texto/Colaboração | Igor Batista